.
"Países ricos querem ver a 'cor do dinheiro' da zona euro antes de reforçarem ajuda". O título fez-me logo desconfiar que o artigo do Público trazia asneira da grossa.
E trazia mesmo. No terceiro parágrafo lê-se assim: "Os países ricos, como os EUA, a China e o Japão..."
País rico, a China? Mas o seu PIB per capita, em paridades de poder de compra, classifica-a hoje entre o 90º e o 100º lugar, conforme as fontes, num total de 180 países.
Para terem uma ideia, equivale a apenas 1/3 do nosso e menos que 1/5 do dos EUA.
Há dias, uma aluna brasileira ficou muito surpreendido quando lhe expliquei que o Brasil continua a ser muito mais rico que a China.
Hoje em dia, a gente gasta cada vez mais tempo a tirar da cabeça dos estudantes as tolices que eles aprendem nos media. E já não é só na televisão, agora também os jornais ditos de referência dão uma ajudinha.
.
27.2.12
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
OK, mas ter o 2ª maior PIB não faz da China um país rico?
O facto de a China ser uma grande potência em termos de comércio internacional é muitas vezes confundido com a riqueza (existente ou não) no país. Efectivamente são duas coisas distintas..
Segundo o que me foi ensinado, e espero não estar a "pecar", a China está em 2º lugar (2008) no ranking dos países mais exportadores e em 3º lugar no ranking dos países mais importadores.
Meus caros,
Trata-se apenas duma questão de definição de conceitos. O poder comercial e o PIB da China não implica necessariamente que os chineses sejam ricos. Penso que é isso que o autor deste post quer dizer.
A. F.
Enviar um comentário