13.2.07

Abstenção e democracia

A abstenção é por vezes abusivamente interpretada como um voto de protesto contra um estado de coisas globalmente considerado. Por muito que pese a Saramago, essa opinião não é corroborada pelos factos.

Em geral, as pessoas que não votam agem assim porque a votação não lhes interessa ou porque não têm suficiente confiança no seu próprio discernimento.

Porque tem então aumentado a abstenção na generalidade das democracias? No passado, os eleitores encontravam-se esmagadoramente enquadrados em grupos de referência que orientavam ou mesmo impunham um sentido de voto. À medida que a influência desses grupos se dilui, os indivíduos ficam entregues a si próprios. Em consequência, não sabem como votar - e abstêm-se.

Por regra, quanto menos socialmente enquadrada uma pessoa se encontra, maior a probabilidade de que se abstenha.

A aprofundar-se esta tendência para o aumento da abstenção, é possível que a prazo possa daí resultar um perigo para a democracia. Mas é preciso considerar a outra face da moeda: na medida em que os abstencionistas não têm qualquer opinião válida que valha a pena ser expressa, o aumento da abstenção traduz na realidade a libertação dos indivíduos em relação aos grupos de pressão organizados (fossem eles a Igreja ou os sindicatos) que anteriormente manipulavam os votos das pessoas.

Mais abstenção pode, por isso, traduzir-se em decisões mais informadas e, portanto, em aumento da qualidade da democracia.

Sem comentários: