19.4.05

O plano Tuga para a conquista do mundo

O Blogoexisto está em condições de confirmar que existe de facto um plano Tuga para a conquista do mundo, elaborado até ao mais ínfimo detalhe por uma equipa dirigida por José António Saraiva, cujos colaboradores desejam, por enquanto, conservar o anonimato.

O cerne desse plano, traçado nas suas linhas gerais na Primavera de 2004, consistia na tomada de poder quase simultânea de Teresa Kerry na Casa Branca e de Durão Barroso na Comissão Europeia. O golpe de mão seria complementado, no plano militar, pela designação de Vitorino para o lugar máximo da NATO.

Em seguida, pressionado simultaneamente para se demitir pela Europa e pelos Estados Unidos, Koffi Anan deveria ceder o seu lugar a António Guterres.

José António Saraiva e os conspiradores que com ele colaboram tampouco desprezaram o plano espiritual e foi assim que, apercebendo-se da rápida degradação do estado de saúde de João Paulo II, começaram a preparar activamente a sua sucessão, tendo para essa finalidade escolhido, como agora se tornou claro, D. José Policarpo.

A última dimensão deste plano de tomada do poder à escala global abrangia, evidentemente, o futebol. Como é sabido, Mourinho cumpriu a sua parte, mas Scolari falhou miseravelmente.

O Blogoexisto sabe ainda que o movimento cívico Tuga Global (tal é o seu nome) se reuniu no último fim de semana para fazer o balanço do seu primeiro ano de trabalho e programar a estratégia para o futuro próximo.

Embora a avaliação global dos resultados tenha sido muito positiva, alguns membros da comissão manifestaram o seu desagrado pelo fracasso de Teresa Kerry, não tendo faltado quem o tivesse atribuido à falta de empenho de José António Saraiva no momento decisivo da campanha. Esse fracasso determinou o recuo da candidatura de Guterres a secretário-geral da ONU, forçando-o a contentar-se agora com o cargo de Alto Comissário para os Refugiados.

Mas as críticas mais duras estavam reservadas para Scolari. Um conselheiro terá chegado ao ponto de afirmar que a conquista do Campeonato do Mundo de 2006 será a sua derradeira oportunidade. Caso volte a falhar, deverá ser convidado a fazer hara-kiri em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

Um outro conselheiro propôs que fosse escrita uma carta a António Borges intimando-o a não abandonar o seu lugar de vice-presidente de uma importante instituição bancária norte-americana, dado que o movimento Tuga Global tem para ele grandes planos que não passam pela Presidência do PSD.

Sem comentários: