5.6.12

Uma iniciativa vergonhosa e deseducativa

Deveria ser uma vergonha absoluta para uma universidade de economia associar-se a iniciativas demagógicas sem qualquer sustentação séria como a comemoração do chamado "dia da libertação dos impostos".

É fácil perceber-se a eficácia propagandística da coisa falando com os cidadãos comuns (ou mesmo com alguns não tão comuns), os quais imaginam que o grosso dos impostos serve para pagar os salários dos políticos, ou, no melhor dos casos, os dos funcionários públicos.

E que tal se a Universidade Nova passasse a assinalar também o "dia da libertação do Serviço Nacional de Saúde", o "dia da libertação da educação", o "dia da libertação dos tribunais", o "dia da libertação das infraestruturas de transportes e comunicações" e o "dia da libertação da segurança pública"? Talvez fosse mais educativo, não?

Outra ideia: registar o "dia da libertação do crédito imobiliário", o "dia da libertação do retalho alimentar" e o "dia da libertação da água, do gás e da electricidade".

Sabem onde é que o "dia da libertação dos impostos ocorre mais cedo"? É em países como o Gana, o Afeganistão e o Bangladesh. Pois.

As universidades deveriam ser centro de difusão do conhecimento, mas a Faculdade de Economia da Universidade Nova prefere irradiar obscurantismo ao serviços de interesses obscuros.

2 comentários:

Jorge Fernandes disse...

Caro João Castro:
Parece que terá lido o artigo na diagonal, ou talvez, apenas o título. Perceba bem a contextualização do tema e reflicta sobre o que são custas judiciais e, já agora, quantifique o custo de ineficiência do funcionamento dos Tribunais. Também vai sendo tempo de pensar antes de incendiar por incendiar.

João Pinto e Castro disse...

Este comentário não vem a propósito de nada, mas se calhar é essa a ideia.