11.12.10

O Bloco da Treta

.
A agremiação que começou por ser um partido de professores para depois, sob a asa protectora dos patrões dos media, se transformar numa clique de comentadores de televisão, tem critérios muito simples para tomar as suas decisões políticas - circunstância que facilita em extremo a tarefa da sua direção.

Se algo ou alguém incomoda José Sócrates, então deve ser apoiado independentemente de quaisquer outras considerações, o que explica a simpatia declarada pela recente infame atitude de Carlos César e do governo regional dos Açores.

Mutatis mutandis, o que quer que pareça prejudicar os EUA - mesmo que esse resultado não seja seguro - merece aplauso entusiástico. Razão de sobra para se colocarem do lado de Assange, da Wikileaks e de qualquer tropelia que decidam promover.

Um palerma meu conhecido dizia na televisão que, sendo democrata, tem forçosamente que estar do lado da transparência e, logo, da divulgação de segredos diplomáticos e políticos de todo o género. Esquecendo que, caso a democracia exigisse a abolição total e absoluta do segredo, ela não poderia existir.

A democracia liberal subsiste no equilíbrio de múltiplos ideais, cada um dos quais, embora excelente em si mesmo, inevitavelmente conduz à destruição da sociedade civilizada quando levado até ao extremo e aplicado com desprezo dos restantes.
.

1 comentário:

Carlos Albuquerque disse...

Não percebo a indignação com Carlos César. Se nenhum privado vê o seu ordenado cortado, porque é que o criticam tanto por evitar os cortes nos Açores?