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Não me sinto ainda capaz de avaliar o mérito dos processos movidos
pela Apple contra a Samsung, embora me pareça algo peculiar o mero
direito de proteger design e software com patentes.
O
que desde já me parece evidente é que, ao acusar a Samsung de ter
copiado aspectos centrais dos seus produtos iPad e iPhone, a Apple está
implicitamente a admitir que nada de essencial a separa do seu
concorrente e que, por conseguinte, é irracional pagar o preço extra que
cobra por eles.
Por conseguinte, ou a Apple vence as
ações judiciais que colocou em todas as regiões e países do mundo em que
as acionou ou corre um sério risco de ser derrotada pela sua rival em
todos os mercados, excepto os EUA.
A situação poderá
tornar-se ainda mais grave se se gerar entre a opinião pública doméstica
a ideia de que a decisão dos tribunais americanos é injusta e apenas se
justifica por um impulso protecionista que, em última análise, só
prejudica os consumidores.
Perde-se sempre alguma coisa
quando o sucesso de uma estratégia de diferenciação depende mais de uma
decisão judicial do que de uma efectiva perceção de superioridade.
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28.8.12
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