29.8.11

Compay Segundo: Chan Chan

.

.

24.8.11

Zapatero aderiu à coligação de estúpidos

.
Défices públicos elevados ou moderados mas sistemáticos não são boa ideia. Por isso, os défices necessários para contrariar conjunturas depressivas devem ser compensados por superavites em anos subsequentes.

Apesar de genericamente aceite, esta boa doutrina raramente é aplicada. Principalmente porque quer as receitas quer as despesas têm uma dinâmica própria que em boa parte escapa ao controlo dos governos.

Isso significa que, para controlar os défices, é preciso começar-se por entender as causas dos desvios em vez de se presumir que o mero voluntarismo resolverá o problema.

Em vez disso, certas pessoas entendem que o controlo das contas públicas deve ser conseguido pela via burocrático-legal. Ora, fixar nas constituições limites aos défices ou ao endividamento é aproximadamente tão inteligente como obrigar os condutores a guiarem algemados para evitar manobras perigosas.

Se Cavaco Silva entende isso, por que é que Ângela Merkel, que comunga dos mesmos preconceitos ideológicos, não o entende?

O mundo é hoje em grande medida governado por uma coligação de gente estúpida, que desfruta dos benefícios da civilização sem compreender nem valorizar os fundamentos em que ela assenta.
.

22.8.11

Mistérios do pricing

.
A cláusula de rescisão de Falcao era de 45 milhões de euros. O Atlético de Madrid acabara de vender Aguero ao Manchester City por 45 milhões de euros e estava no mercado para comprar um novo avançado.

Aparentemente, seria fácil fechar o negócio.

Mas isso é esquecer que, com razão ou sem ela, Aguero tem mais cotação internacional do que Falcao. Logo, a direção do Atlético teria dificuldade em justificar perante si mesma e perante os associados gastar com o novo jogador todo o dinheiro que ganhara com a venda do antigo.

O Atlético não aceitava pagar 45 milhões e o FC Porto, tendo em vista proteger a sua reputação negocial em negócios futuros, recusava prescindir da cláusula de rescisão.

Foi então que o FC Porto avançou uma proposta surpreendente: o Atlético pagaria 45 milhões por Falcao e receberia Ruben Micael grátis. Mais surpreendentemente ainda, o Atlético aceitou.

Que se passou aqui? No seu livro Predictably Irrational, Dan Ariely recorda uma campanha de angariação de assinantes em que The Economist propunha três alternativas:

1. Assinatura online por US $59.

2. Assinatura da revista em papel por US $125.

3. Assinatura da revista em papel mais online por US $125.

Estão a ver a semelhança? Ora bem, Ariely propôs a um grupo de alunos escolherem apenas entre as alternativas 1 e 3 e a um outro entre todas as três.

No primeiro grupo, 68% dos alunos optaram pela alternativa 1, contra 32% pela 3. Todavia, no segundo grupo, 16% optaram pela alternativa 1, 0% pela 2 e 84% (!) pela 3.

A escolha dos potenciais assinantes da revista é aparentemente irracional, tal como foi a do Atlético no negócio de Falcao.

Todavia, é preciso ter em conta que a transação acordada salvou a face ao Atlético, permitindo-lhe fantasiar que comprara Falcao por 40 milhões e Ruben (unm internacional português) por 5, mesmo que não necessitasse para nada deste último.

Quanto ao FC Porto, conservou uma reputação de negociador intratável, dispensando um jogador que, apesar do seu valor, não tem de momento lugar no plantel (sem esquecer que poupou o dinheiro do seu vencimento).

Vale a pena entender os mecanismos psicológicos em jogo nesta negociação, na medida em que nos revelam a inutilidade das teorias da oferta e da procura para explicarem o modo como de facto os preços se formam no mercado.

Nota: A primeira versão deste post tinha uma gralha: o primeiro grupo de alunos de Ariely foi convidado a escolher entre as opções 1 e 3, não entre as opções 1 e 2, como estava escrito. Agradeço ao autor do comentário abaixo por me ter feito notar esse erro.
.

7.8.11

Globalização

.
Manual de Instruções em inglês das câmeras Sony Alfa Nex:
"The CHARGE lamp turns off when charging is finished."
Manual de Instruções em português das câmeras Sony Alfa Nex:
"O indicador luminoso CHARGE acende quando a carga termina.
.

4.8.11

Viajar com estilo

.


Foi nesta bola metálica que Gagarine se tornou no primeiro homem no espaço em Abril de 1961.

O 50º aniversário já ocorreu há uns meses, mas só agora encontrei esta impressionante foto.
.

1.8.11

Foco na França

.

.