.
Por que é que se deve subsidiar as energias solar e eólica?
Porque são as energias do futuro? E por que não se haverá antes de esperar que chegue esse futuro, quando elas serão suficientemente eficientes para não necessitarem de ser subsidiadas?
Porque assim se fomenta a fabricação de equipamentos, criando empregos e eventualmente exportações? Mas por quê subsidiar estes e não outros setores industriais?
Porque assim se posiciona a indústria portuguesa para competir num mercado com futuro? Mas que competências particulares temos nós que nos vocacionem para triunfar neste mercado? Estará a criação dessas competências dependente da decisão de entrar cedo no setor?
Mas que tecnologia própria temos ou estamos a criar? Nenhuma digna de nota, creio. No essencial, o que fazemos neste domínio é importar tecnologia estrangeira.
E estaremos ao menos a reduzir a nossa dependência energética do exterior? Não, porque a nossa produção de energia solar e eólica não tem suficiente importância e porque as importações de petróleo dirigem-se sobretudo aos transportes.
Se não ficaste convencido, experimenta este argumento alternativo do Maradona.
.
16.6.11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário