7.2.06

Louvor da paciência

Jogou bem contra o Braga, o Porto? Foi um desafio agradável, com a equipa muito solta, a fazer circular a bola com rapidez e a rematar muito à baliza. Uma grande melhoria em relação ao passado recente.

É verdade que quando uma equipa não ganha é porque, no fundo, jogou mal? Não necessariamente. Às vezes - não muitas, acho eu - joga-se bem e perde-se.

Então, afinal, Adriaanse tem razão? Ele está de facto a construir uma grande equipa? Não. Aquele futebolzinho serve para consumo doméstico, mas não tem futuro.

Sem desfazer no Braga, qualquer equipa de nível internacional teria derrotado ontem um Porto destituído de inteligência colectiva, tão macio e ligeiro na atitude perante o adversário. O penalty foi mal assinalado, mas estava-se mesmo a ver que, se não fosse assim, poderia sofrer um golo de outra maneira.

Em dois anos, mudou completamente a filosofia da equipa. A ideia de futebol do Mourinho resumia-se (e resume-se) a isto: o adversário não tem direito a nada. Não tem direito a atacar, não tem direito a defender, não tem sequer direito a ter a bola.

Com Adriaanse, como o próprio já explicou, é o contrário: a equipa não se preocupa com o adversário, joga sempre da mesma maneira, seja ele qual for. Quando Adriaanse se for embora, será preciso refazer tudo do início. Até lá, é preciso ter paciência.

Sem comentários: