20.7.09

Onde estavas no dia 20 de Julho de 1969?

.


Há um grande mistério na história do século XX, talvez insignificante para a maioria, mas que a mim, pessoalmente, me perturba muito.

O mistério é que eu não recordo absolutamente nada acerca da noite de 19 para 20 de Julho de 1969, excepto que não assisti à alunagem nem às longas horas de emissão em directo que a RTP dedicou à chegada da Apolo 11 à Lua. Daí a dúvida angustiante: que coisa tão importante estaria eu a fazer ou a congeminar naquela ocasião para assim me ter alheado do evento?

Seria eu nessa altura demasiado blasé para me interessar por trivialidades dessas? Não me parece: talvez eu fosse blasé, mas não tanto.

Lembro-me de, no dia seguinte, a mulher a dias da minha mãe comentar que, sendo a Lua redonda, rebolaria se alguém lhe pusesse o pé. Lembro-me de muitas conversas em torno do tema, em que era possível escutar-se as opiniões mais extraordinárias.

Havia quem reduzisse o feito a um episódio da guerra fria, quem fizesse notar que os astronautas não tinham encontrado Deus lá no firmamento, quem anunciasse uma nova era na saga da humanidade rumo ao infinito, quem denunciasse a vergonha de se gastar fortunas em tais trivialidades com tanta fome no Mundo, quem argumentasse que a solução dos nossos problemas não estava no culto da técnica, mas na revolução social.

Lembro-me de tudo isso, mas não me lembro de ter testemunhado o momento.

É triste uma pessoa chegada à idade das memórias carecer de uma assim tão importante.
.

3 comentários:

Osvaldo Castro disse...

Meu Caro João Pinto e Castro,
Também não vi...estava preso na Penitenciária de Coimbra, à conta da Crise Académica de Coimbra. Era Vice- Presidente da DG da AAC. Éramos mais de 100 jovens, rapazes e raparigas de 20 anos, presos há mais de um mês, por alegados factos "configuradores do crime de arruaça"...no caso das jovens era mais por atirarem pimenta para o nariz dos cavalos da GNR, com os consequentes pinotes...enfim, tratava-se da mais longa e mais apoiada greve a exames em toda a luta estudantil universitária contra a ditadura...
Por isso, não vi os homens na lua...!Falo disso, aliás no Blog Praça Stephens...
Cumprimentos,Abraço.
OC

jj.amarante disse...

Eu lembro-me perfeitamente da transmissão ter sido uma enorme seca e do contraste entre a grandiosidade do feito e a estucha da transmissão em que se via a porcaria da sala de controlo, acho que em Houston no Texas, mais de 50% do tempo. A péssima qualidade das imagens transmitidas e talvez também da TV do café barulhento em que assisti ao evento deixou-me muito má memória. Nessa altura devias andar a congeminar alguma revolução no ISCEF e devias ter alguma reunião bestialmente importante, os sucessos tecnológicos do imperialismo americano não te deviam suscitar grande interesse. Acabaste por ter sorte, difícil conceber uma noite pior passada do que em frente à televisão nesse histórico 20 de Julho de 1969.

Anónimo disse...

Também não vi "o grande momento" nem ouvi a "histórica frase". Após horas de sala de controlo de Houston, fui-me deitar.

Tenho utilizado este procedimento em muitos "momentos historicos", uma colecção pessoal de "near miss", que me faz contar, um pouco envergonhado que quase vi (ie, entrega do Oscar para o melhor filme) mas, vencido pelo sono, não vi os grandes momentos.

No dia seguinte, acordo bem disposto ...

"Anónimo, do 1º ao 7º(...)"