11.10.05

Nobel para Strangelove



A Teoria dos Jogos recorre a modelos matemáticos de elevada complexidade para estudar os fenómenos de conflito.

Todavia, os livros de Thomas Schelling - um especialista do tema a quem, juntamente com Aumann, foi ontem atribuído o Nobel da Economia - podem ser lidos por qualquer pessoa capaz de seguir um raciocínio complexo.

Melhor ainda, a parte mais original das investigações de Schelling sobre as jogadas estratégicas que visam alterar as expectativas das partes em conflito é apresentada e discutida no filme "Dr. Strangelove - Or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb" de Stanley Kubrick.

Se já viu o filme, reveja-o agora, porque esta é uma oportunidade única de discutir com os amigos a teoria dos jogos.

Além disso, recomendo vivamente dois livros de Schelling: "The Strategy of Conflict", sobre as jogadas estratégicas, com grande aplicação à estratégia política e militar; e "Micromotives and Macrobehavior", onde se mostra como pequenos desvios do comportamento dos indivíduos em relação à norma podem conduzir a resultados desastrosos em larga escala, uma perspectiva muito útil para a compreensão de uma grande variedade de problemas, incluindo a degradação do ambiente natural ou a discriminação social, racial e sexual.

Sem comentários: