20.8.05

Papoilas saltitantes

O título de campeão nacional conseguido pelo Benfica na última época é a prova cabal de que o país bateu no fundo.

No ano passado, as papoilas saltitantes foram afastadas da Liga dos Campeões pelo Anderlecht, a única equipa que não conseguiu um ponto sequer na fase de grupos. Este ano, para sobressalto do país, qualificaram-se directamente. Espera-se o pior.

Finda a pré-temporada, o Benfica vê-se forçado a jogar mesmo à bola contra adversários a sério, o que manifestamente não é a sua vocação. O clube dá-se melhor com uma existência meramente virtual nos media, anunciando contratações de grandes estrelas que nunca se concretizam, atacando e contra-atacando os adversários a plenos pulmões, gizando exibições, golos e títulos imaginários.

Se não fosse uma instituição, o Benfica teria que suar as estopinhas para evitar a despromoção. Como o é, continuará a poder alimentar entre os seus adeptos a ilusão de que é uma equipa de topo. Não sei se me faço entender.

P.S. - Dizem que o Benfica deve dinheiro a toda a gente, os invejosos! Não se esqueçam de que só a cláusula de rescisão do Mantorras, no valor de 18 milhões de contos, chegaria para construir vários estádios da Luz!

Sem comentários: