8.2.11

A dificuldade da matemática

.

(Partilhado pelo Diogo Serras Lopes)

A dificuldade do raciocínio matemático é que ele exige de nós uma total abstração em relação a toda a espécie de considerações envolventes não directamente relevantes para o particular encadeamento mecânico de proposições logicamente equivalentes que ele gera.

É por isso que: a) algumas pessoas muito inteligentes não conseguem impor ao seu espírito essa forma de auto-limitação e, por conseguinte, jamais logram raciocinar matematicamente; b) a matemática não é a forma suprema da razão, mas apenas uma das muitas que ela pode e deve assumir.
.

3 comentários:

DL disse...

Há várias maneiras de interpretar o problema de forma a evitar o paradoxo "observer A is dead" :). Algumas pessoas não perceberão que dois observadores podem estar em pontos opostos da Terra e ainda assim estarem sobre a mesma direcção.

João Pinto e Castro disse...

Tudo indica que DL é um espírito matemático, o que o anima a interpretar de uma forma conveniente a expressão "directly in front".

Anónimo disse...

Desculpe mas a situação apresentada é um problema de Física não é Matemática, embora tenha de se recorrer a cálculos matemáticos para o resolver. Não ilustra bem o que pretende Lena