15.10.12

35 mil milhões

.
Informam-me hoje vãrios órgãos de comunicação - do JN à Bola - que os portugueses mantêm ainda em casa 35 mil milhões de escudos, um número colossal que não pode deixar de impressionar.

Poderiamos dizer antes 35 milhões de contos, mas reparem como já não nos choca tanto. A reacção de muitos tenderá a ser: "Queixam-se que são pobres, mas depois têm uma fortuna em casa e nem se dão ao trabalho de trocar os escudos por euros". Faz sentido, não faz?

Só que uma continha muito simples revela-nos que 35 milhões de contos a dividir por 10,9 milhões de habitantes dá apenas 3.200$ por pessoa, ou 16 € na nova moeda. Dito assim, já não parece tanto.

Esse dinheiro estará na sua maior parte perdido. Pessoas muito velhas, já sem capacidade para cuidarem dos seus haveres, esqueceram-se de umas quantas notas no fundo de umas gavetas, e quem quer que tenha herdado as suas parcas posses jamais as encontrou.

Trinta e cinco milhões de contos (175 milhões de euros) ainda é dinheiro, mas a sua recuperação custaria decerto muito mais. Os grandes números fazem-nos muita confusão.
.

Sem comentários: