30.10.07

Sarkozy, o tríptico

O incidente entre Sarkozy e a CBS deve ser apreciado nas suas múltiplas dimensões. Os três videos que se seguem dão uma visão mais completa do que se passou.



1

Nicolas Sarkozy faz uma birra monumental perante a atónita jornalista norte-americana no período que antecede a entrevista. Numa pilha de nervos, classifica de "imbecil" o seu assessor de imprensa por ter marcado a conversa com o "60 minutes" para um dia em que múltiplos afazeres requerem a sua atenção. Enfim, uma amostra do Sarkozy homem de Estado em todo o seu esplendor.



2

Quando a jornalista o questiona repetidamente sobre a sua situação conjugal, Sarkozy interrompe abruptamente a entrevista, levanta-se e abandona o local resmungando qualquer coisa contra a senhora. Esta reacção faz lembrar a de Santana Lopes ao ser interrompido por um directo sobre a chegada de Mourinho ao aeroporto, com a diferença que o Presidente francês é de uma grosseria extrema. Mesmo assim, a recusa de Sarkozy a comentar publicamente a sua vida privada merece todo o apoio.




3

A notícia da CBS sobre o assunto é um exemplo acabado de manipulação da informação, visto que o público é deixado na completa ignorância sobre o que terá motivado Sarkozy a reagir como reagiu. Final da breve e apenas esboçada "éntente cordiale" franco-americana? Os americanos devem ter ficado siderados com a má educação do seu novo aliado; os franceses, mal impressionados pela deselegância da CBS ao intrometer-se na vida sentimental do seu Presidente.

Au suivant...

Sem comentários: