17.6.09

Factóides do dia

.
Os EUA - sem dúvida o país cientificamente mais desenvolvido do Mundo - apenas emprega 17 mil físicos e 3 mil matemáticos.

A ser verdade que vivemos numa economia do conhecimento, eu e os restantes 6,4 mil milhões de habitantes do planeta limitamo-nos a parasitar o trabalho dessa por assim dizer meia dúzia de crâneos.

Sinto-me deprimido.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

de onde saíram esses números?

não sei se percebi bem o tom deste post (ironia? auto-ironia? espanto?) mas admito que a culpa seja minha.

João Pinto e Castro disse...

Lamento, mas não me sinto em condições de esclarecer a sua dúvida.

Fonte: Occupational Outlook Handbook, Bureau of Labour Statics, citado por Andrew Hacker: "Can We Make America Smarter?", NYRB, 30 de Abril de 2009.

Xavier disse...

Na wikipédia: "En France, une autre définition considère comme mathématicien toute personne employée au titre des mathématiques par l'université ou un organisme de recherche; en ce sens, il existe entre 3500 et 4000 mathématiciens en France, dont la très grande majorité (environ 3200) sont à l'université, et dont la majorité sont actifs au sens précédent."

Se em França o número é este, então é de esperar que o número nos EUA seja maior. E dizer "A ser verdade que vivemos numa economia do conhecimento, eu e os restantes 6,4 mil milhões de habitantes do planeta limitamo-nos a parasitar o trabalho dessa por assim dizer meia dúzia de crâneos." não faz muito sentido. Por várias razões: em primeiro lugar, não é só nos EUA que se faz investigação (relevante) em matemática; segundo, é imbecil, pensar-se que a única maneira de contribuir para a economia do conhecimento é através da matemática ou da física, e que tudo o resto é paisagem; pois, e os 6.4 mil milhões que sobram, andam para aqui a pastar e a ocupar lugar aos que interessam. Não vou perder mais tempo a acrescentar contra-argumentos à sua asserção; não vale a pena.

Há razões para ficar deprimido, mas quanto a mim, só está a perder tempo.

P.S.: Sou estudante em matemática. Está sempre a tempo de me beijar os pés ou, se quiser, passar-me alguns dos seus rendimentos que me parasitou.

Cumprimentos.