15.1.04

Até ao fim da noite



Que bem escreve Céline! E que repelente o seu estilo que degrada tudo aquilo em que toca!

As pessoas, as coisas e as situações são aviltadas por esta escrita, espécie de niilismo metódico que só se realiza na destruição.

É um mundo sem esperança o seu, todo ele maldade e estupidez, de que o próprio narrador participa sem resistência. A única redenção possível que reconhece parece residir nessa forma particular do riso que é a paródia apocalíptica.

Certamente, está implícita nesta escrita uma atitude reflexiva, dado que Céline se distancia do mundo pelo artifício de uma gélida objectividade aparentemente despida de todo e qualquer sentimentalismo.

Mas o autor-narrador não se distancia do mundo pelos seus actos. Por isso, o diagnóstico confunde-se com a prescrição. Ao nonsense do mundo responde ele com o nonsense. À brutalidade com a brutalidade. Ao sórdido com o sórdido. Céline é uma instância quase única de niilismo literário.

Por tudo isso, entende-se a fascinação do autor pela força como vontade de poder e pelo anti-semitismo, bem como a sua repulsa pela «normalidade burguesa». Hannah Arendt mostrou de modo convincente como o fascínio de certos intelectuais pela ralé contribuiu para tornar respeitável o nazismo. Essa estética da degradação permanece aliás muito popular nos dias que correm.

Há, não duvidemos, uma ética do estilo, bem visível pela negativa no caso, reconhecidamente extremo, de Céline.

Sem comentários: