22.1.04

No centenário de Berlioz



Berlioz (1803-1869)


Berlioz é ainda hoje um compositor sub-valorizado, em parte por se afastar dos cânones dominantes da música abstracta (ou, se quiserem, da música pela música).

É evidente que um abismo separa o rigor ascético de Bach do quase figurativismo de Berlioz. Mas eu não acho que para amar o mestre alemão seja preciso detestar o francês.

Berlioz era não só músico, mas também literato. A escrita não era o seu violino de Ingres, mas uma verdadeira e genuína vocação. Num país de grandes escritores ele conseguiu ainda assim ser um grande estilista em part-time.

Algumas das suas principais obras musicais foram concebidas como comentários e desenvolvimentos de textos literários. É o caso da sua Sinfonia Fantástica. Chama-se a isso música de programa, um género que também Lizst cultivou assídua e brilhantemente. Essas peças foram feitas para serem ouvidas em conjugação com a leitura de certos textos de carácter poético.

É evidentemente inaceitável que a Sinfonia Fantástica seja entendida como uma simples ilustração musical de uma narrativa. Mas não é menos inaceitável que, violando a intenção original dos compositores de música programática, esses textos sejam hoje ocultados ao público ouvinte como se não existissem, a tal ponto que nem sequer são habitualmente incluídos nas notas que acompanham os CDs.

É como se alguém arranjasse uma maneira de nos mostrar a Última Ceia de Leonardo da Vinci escondendo-nos que as personagens que ali estão são Jesus e os apóstolos, sob o pretexto de que isso não teria qualquer relevância para a fruição estética do quadro.

O problema é que as referências ao programa estão em toda a Sinfonia, e podem até parecer ridículas se não entendermos a intenção de Berlioz. Quase toda a sua música é cénica, no sentido em que tem um valor teatral, espectacular, antecipando algumas técnicas da composição para bandas sonoras de filmes. Berlioz não hesita em agarrar bocados de música ouvida na rua ou num baile popular e inseri-los no meio da partitura, e fá-lo sem cair no mau gosto porque desenvolveu ao mesmo tempo técnicas de orquestração que asseguram o sucesso do efeito.

Noutras situações, ele usa a música de uma forma que só podemos classificar de onomatopaica, como quando, na Sinfonia Fantástica, ouvimos os sinos da igreja tocarem a finados pela morte do poeta, vindos de fora da cena onde se encontra a orquestra. Ou como quando, de forma mais sofisticada,numa cena da ópera Os Troianos, a música nos dá a ver a tempestade interrompendo uma caçada real e forçando Dido e Eneias a refugiarem-se numa gruta.

Sem comentários: