17.9.04

O Benfica nunca existiu

Sinto hoje uma irresistível tentação de vos dizer a verdade, mesmo se ela é irrelevante, mesmo se a própria noção de verdade deixou provavelmente de fazer sentido.

E a verdade é que o Benfica - esse conceito omnipresente na vida social portuguesa por virtude da permanente e sufocante pressão dos media - o Benfica, de facto, nunca existiu.

Ou, por outra: o Benfica existe, mas apenas na nossa delirante imaginação colectiva. É, como dizem os pós-estruturalistas, um significante sem significado, uma palavra sem referente, que voga por aí ao sabor das ondas hertzianas. O que não existe, nem nunca existiu, é o Glorioso Benfica, o Benfica Vitorioso, o Benfica de Eusébio e Coluna, o Benfica Campeão da Europa, do Mundo e Arredores.

Esse Benfica mítico é por inteiro uma realidade fabricada pelos media com base na montagem de alguns pedaços de filmes antigos cuja autenticidade jamais foi possível comprovar, até porque os poucos investigadores que se abalançaram a essa tarefa desapareceram em circunstâncias misteriosas. Os testemunhos de pessoas da época não merecem, por junto, qualquer credibilidade, visto que os próprios reconhecem ter estado embriagados nos dias em que os alegados acontecimentos milagrosos teriam tido lugar.

Mas, se assim é - perguntar-se-á - se tudo se baseia em truques cinematográficos e efeitos especiais porque é que não prossegue a falsificação nos dias de hoje? Ora, pela simples razão de que fica muito cara a manipulação de imagens necessária para transformar um conjunto de jogadores medíocres numa equipa campeã. Pura e simplesmente, a relação custo-benefício não é compensadora.

E, além disso, para quê ter tanto trabalho, se, hoje em dia, os benfiquistas se dão por satisfeitos só por serem campeões na pré-temporada? No seu medo do real, no seu pavor de toda e qualquer realidade sensível, eles criaram este gigantesco simulacro colectivo e vivem perfeitamente felizes no seu interior.

Valerá a pena acordá-los? Se calhar, não. Fica então combinado: não contem a ninguém.

Sem comentários: