24.9.04

Pânico em Seattle

«Estamos francamente preocupados com as notícias que nos chegam de Lisboa», declarou hoje Bill Gates em Seattle, sede da multinacional americana de software Microsoft.

«Se um grupo de algumas centenas de pessoas conseguir de facto fazer em 10 dias o que um computador não logrou em seis meses, escuso de sublinhar a gravidade da situação para nós. Este sistema de informática manual ameaça concorrer seriamente com os nossos produtos. Pura e simplesmente, não estamos em condições de concorrer contra um computador humano.»

Quando alguns jornalistas lhe perguntaram se esta situação não revelaria que o sucesso passado da empresa a teria tornado complacente e desatenta às manobras da concorrência, perdendo por isso a liderança tecnológica para o Estado português, Gates reagiu assim: «Faço notar que, dados o baixo nível dos salários portugueses e o elevado déficite público do país, há fortes indícios de que estejamos perante um caso de dumping. Vamos pedir ao Departamento Federal de Comércio que investigue o caso e, se essa suspeita se confirmar, apresente um protesto formal perante o governo português.»

Confrontado com estas declarações, o primeiro-ministro português Santana Lopes reagiu com evidente desagrado. «A reacção deselegante do senhor Bill Gates só mostra que o atingimos num ponto sensível. O Governo está a conseguir mobilizar os portugueses para fazerem coisas novas que enchem o mundo de espanto. Como no tempo dos Descobrimentos, voltámos a ser motivo de admiração universal, mas também de inveja. É assim a vida.»

Sem comentários: