25.12.06

Livros paralelos



Por que é que abundam os bons livros de divulgação científica e escasseiam os que se esforçam por popularizar a teoria económica? Este é um mistério tanto mais difícil de explicar quanto é certo que a economia desempenha hoje um papel central em tantas discussões sobre a situação do mundo em que vivemos e o que poderia ser feito para melhorá-lo.

"Freakonomics", de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner, veio ocupar esse espaço vazio no mercado livreiro. O livro é antes de mais um testemunho da qualidade da edição americana. Mediante uma selecção arguta de exemplos de grande apelo para o grande público - entre os quais se contam a relação entre o dinheiro e a política, a corrupção no desporto ou a influência da legalização do aborto sobre a criminalidade - o leitor é introduzido a alguns dos métodos de investigação correntemente utilizados pelos economistas.

Todavia, "Freakonomics" não trata verdadeiramente de teoria económica. Limita-se a demonstrar convincentemente a utilidade da análise estatística para esclarecer assuntos controversos deslindando relações inesperadas entre fenómenos económicos e sociais.

Pelo contrário, "The Undercover Economist", de Tim Harford, apresenta de uma forma acessível ideias centrais da teoria económica, entre elas o papel da escassez na distribuição dos recursos, os traços distintivos do funcionamento dos mercados, o modo correcto de corrigir as externalidades, os problemas que resultam das assimetrias de informação e os princípios da divisão do trabalho e das vantagens comparativas.

Infelizmente, o livro situa-se sempre a um nível mais abstracto do que "Freakonomics", o que o torna relativamente menos acessível aos leigos.

Recomendação final: leiam "Freaknomics" pelo prazer e "The Undercover Economics" para aprender.

Nota: Ambos os livros se encontram traduzidos para português.

Sem comentários: