20.3.07

Ainda as notícias sem ponta de interesse

Os jornalistas passam o tempo a exigir que os políticos se expliquem perante os cidadãos.

Pois muito bem: não deveria também o director do Público explicar aos seus leitores com que direito decidiu hoje o seu jornal: a) esconder tanto quanto lhe foi possível a notícia da redução do défice do OGE para 3,9%; b) optar por um título que dá a entender tratar-se de uma má notícia?

Porque a verdade é esta: se eu não tivesse ouvido a notícia ontem ao princípio da noite na TSF, o mais natural é que ela me tivesse passado despercebida ao folhear hoje os jornais da manhã.

Como interpretar o que se passou? Parece-me a mim que só há duas alternativas. Ou se tratou de uma grave falha jornalística, ou, então, o jornal agiu de forma inexplicavelmente sectária.

Vejamos. Que critérios jornalísticos justificam que, em vez do tema do défice, a Direcção do Público tivesse puxado para a primeira página títulos de importância tão transcendente como:
Joana Vasconcelos vai cobrir torre de castelo com croché

O evangelho de Judas segundo Jeffrey Archer sai hoje em Portugal

Benfica paga 600 mil euros ao FC Porto

Será que o Público está à espera da confirmação da notícia? Deve ser isso, porque se amanhã o comissário Almunia, a exemplo do que fez no passado, colocar reticências à classificação orçamental desta ou aquela despesa pública, o assunto merecerá sem dúvida um grande destaque.

Será antes que os editores de economia do Público discordam do modo como o Governo apresentou os números? Mas, então, estarão no direito de apresentarem a sua própria opinião.

O que não é sério é passar cinco anos a massacrar a opinião pública com a questão do défice e, depois, sabe-se lá com que intenção, pura e simplesmente ocultar as boas notícias quando elas ocorrem.

Até quando, Público, abusarás da nossa paciência?

Sem comentários: