28.6.07

O clube do 3º anel

O jornalista desportivo britânico Will Brooks teve a ideia de criar o primeiro clube de futebol genuinamente democrático.

Quem desejar ser sócio só terá que dirigir-se ao site My Footbal Club, registar-se e comprometer-se a pagar no futuro uma jóia de 35 libras.

O objectivo declarado é conseguir 50 mil aderentes. Na última visita que fiz ao site já contava 40.279, número a que corresponde um capital social de 1.375.000 ou 2.062.500 €.

Uma vez reunida a soma pretendida, seguir-se-á a compra de um clube à escolha dos sócios. O Leeds segue neste momento à frente das preferências, talvez por combinar um emblema prestigioso com uma situação financeira desastrosa.

As compras e vendas de jogadores serão decididas democraticamente por votação. O mesmo método plebiscitário será usado para contratar e despedir treinadores, bem como para definir a equipa jogo a jogo.

A promessa de My Football Club diz tudo: Just like a football management game – but for real. Que é como quem diz: os jogos de video começaram por imitar o futebol, é agora altura de o futebol imitar os jogos de video.

Não tenho dúvidas que, caso o projecto se concretize, toda a gente vai divertir-se loucamente por apenas 35 libras.

Mas será futebol? Isso já é pedir muito.

Sem comentários: