5.5.08

A pente fino

O A Pente Fino, que para minha desgraça só agora descobri, dedica-se a desmontar algumas das mais chocantes asneiras de jornais e políticos, com particular ênfase para aquelas que se referem à economia. Eis um exemplo:
"Preço da comida na Europa sobe 39% este ano" diz o Diário Económico na capa.

1. A tal subida é medida em dólares não em euros. Até ontem o Pingo Doce aqui do bairro só aceitava pagamentos em euros (pode ser que tenha mudado), e dada a constante desvalorização do dólar, não é correcto falar deste valor para a Europa.

2. Este valores nem sequer são valores na Europa, mas nos mercados internacionais.

3. Por enquanto os consumidores europeus ainda não vão comprar comida nos mercados financeiros, e comê-los nos contentores dos navios, logo é um disparate autêntico confundir preços de produtos alimentares negociados nos mercados internacionais com comida daquela que compramos no supermercado, tal como faz aquele título ao usar explicitamente a palavra comida. E isto é especialmente importante, porque um aumento de 39% na matéria-prima não implica de maneira nenhuma um aumento da mesma ordem nos preços ao consumidor, porque há muitos outros factores com um peso bem maior a determinar o preço final. Ou seja, aqueles 39% só servem para sensacionalismo à tablóide.
Com tanta desinformação, é cada vez mais difícil conseguirmos saber o que se passa no país.

Sem comentários: