20.7.08

Cohen



No sábado, alguns milhares de pessoas conotadas com a martirizada classe média deslocaram-se ao passeio de Algés para escutar um descendente em linha directa de Aarão, irmão de Moisés.

Segundo a Lei, um Cohen (ou cohanim) - isto é, sumo sacerdote - não pode ser cego ou coxo, ter membros demasiado compridos, pé ou mão partida, ser corcunda ou anão, padecer de doença de pele ou sofrer de maleita nos testículos.

Exige-se-lhes, ademais, que não mantenham contacto com corpos de pessoas mortas, não rapem a cabeça nem os cantos das barbas, nem façam lacerações nos seus corpos. Os cohanim masculinos não podem contrair matrimónio com prostitutas, mulheres desonradas ou divorciadas.

Não se pode negar que isto dá uma certa garantia de qualidade, pelo que me decidi a ir ao concerto, mesmo correndo o risco de encontrar por lá alguns bloggers.

PS - A minha particular sensibilidade a esta problemática deve-se ao facto de ter quatro primos em primeiro grau de apelido Cohen.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estive no concerto por gostar do escritor, poeta, músico, Leonard Cohen, que faz parte do meu imaginário e recordações de juventude. Adorei e comovi-me. Peço desculpa, mas não estou bem a ver o interesse das considerações que faz relativamente a Cohen e à sua condição religiosa.
Cumprimentos,