15.12.09

Playlist 19 - The Shadows: Apache

.


Nos anos que antecederam o aparecimento dos Beatles, o que estava a dar era os grupos puramente instrumentais do género dos Shadows, com três guitarras e uma bateria. Aliás, a dada altura, antes de se tornarem conhecidos, os Beatles também funcionaram como mero grupo de suporte do Tony Sheridan, uma imitação razoável do Cliff Richard (por sua vez acompanhado pelos Shadows), mas não muito inteligente, porque achava que os quatro de Liverpool não eram suficientemente bons para ele.

Outra lenda interessante - mas não forçosamente verdadeira - pretende que os Beatles foram rejeitados por uma editora discográfica porque, no modo de ver de um outro crâneo cujo nome se me varreu, a moda dos grupos de três guitarras e uma bateria estaria prestes a chegar ao fim.

O que ninguém parece ter previsto foi que a música popular puramente instrumental nunca mais depois dos Shadows voltou a ter a mesma saída. Já lá vai meio século. E por quê, meu Deus, por quê?

Enfim, meus senhores e minhas senhoras, aqui ficam então os Shadows, liderados pelo prodigioso Hank Marvin na guitarra solo.
.

Sem comentários: