11.12.06
Ficou lá perto
Amadeu Souza-Cardoso: Cavaleiros, 1913.
O percurso mágico de Amadeu Souza-Cardoso nos anos que antecederam a Grande Guerra não pode ser interpretado como um mero processo de absorção de "influências" externas - como erradamente poderá tender a inferir-se da exposição que a Gulbenkian por estes dias nos oferece.
Na medida em que encerra e torna manifesta uma coerência própria, cada um dos vários estilos de Amadeu é tão genuinamente seu como os restantes.
Como Pessoa, também Souza-Cardoso tinha, entre 1910 e 1013, várias vozes dentro de si. Ao contrário dele, porém, recusou-se a assumir essa pluralidade.
Resolveu optar por uma delas, e optou mal.
Em 1913, Amadeu encontrava-se no limiar da abstracção. Chegado aí, não ousou dar o passo seguinte, recuando nos seus últimos anos para um cubismo algo tardio, que, embora competente, não se destaca pela originalidade.
Nunca saberemos o que poderia ter vindo depois.
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