21.3.07

Argumentário anti-OTA

1. Atacar o investimento público em geral

2. Comparar o investimento na OTA com o investimento nos estádios do Euro 2004

3. Misturar a questão da OTA com a do TGV

4. Propor o adiamento da decisão até o país ter o OGE equilibrado

5. Dar como provado que o investimento nunca poderá ser rentável

6. Criticar as fortunas gastas em estudos

7. Exigir novos estudos

8. Pedir a divulgação de todos os estudos

9. Argumentar que as conclusões de certos estudos contradizem as de outros

10. Criticar a divulgação de pareceres e estudos irrelevantes

11. Fazer notar que a informação não está disponível para invisuais

12. Invocar pareceres de pessoas e entidades de quem nunca ninguém ouviu falar

13. Revelar que, inacreditavelmente, fulano de tal nunca foi ouvido

14. Misturar argumentos gerais com objecções de pormenor

15. Sempre que os estudos demonstrarem que o adversário está certo, sustentar que todos os estudos são falíveis

16. Perguntar o que acontecerá se, daqui a quarenta anos, as premissas do projecto vierem a revelar-se falsas

17. Introduzir questões laterais sem relação lógica com o tema

18. Quando se prova que determinada objecção não tem fundamento, perguntar se é possível garantir que não venham a surgir no futuro objecções com fundamento

19. Afirmar que o horizonte de vida do empreendimento é demasiado reduzido

20. Afirmar que não é possível fazer projecções de procura sérias a tão longo prazo

21. Tirar conclusões gerais sobre a inviabilidade do empreendimento com base em premissas particulares limitadas

22. Adjectivar sistematicamente a argumentação de forma a descredibilizar o ponto de vista adverso

23. Apresentar-se como a parte sensata do debate e taxar o adversário de aventureirismo

24. Mudar de assunto quando a conversa tomar um rumo desfavorável

25. Pôr na boca dos defensores do projecto coisas que eles não disseram

26. Recusar explicar-se sobre um ponto em que não se está seguro alegando que a questão está mal colocada

27. Extrair consequências indevidas dos argumentos contrários

28. Produzir afirmações falsas que só um especialista está em condições de refutar

29. Citar a despropósito uma autoridade ausente, de preferência fora de contexto

30. Acusar o oponente de pretender aumentar a carga fiscal

31. Perguntar se é possível garantir que os custos efectivos não irão exceder os orçamentados

32. Pedir garantias de que haverá investidores interessados no projecto

33. Pedir garantias de que o empreendimento não ficará em mãos estrangeiras

34. Insinuar que o adversário está a perder o debate

35. Recorrer a jargão técnico que o próprio não entende para confundir o público

36. Concentrar o fogo em pontos de pormenor e fazer crer que a viabilidade do projecto foi inteiramente refutada

37. Insinuar que o adversário está ao serviço de interesses ocultos

38. Insinuar que o adversário é ingénuo e está a deixar-se manipular por interesses ocultos

39. Alardear competência técnica que não se tem

40. Insinuar que certas informações escondidas do grande público poderão em breve ser divulgadas

41. Insinuar conspirações para manipular os resultados dos estudos

42. Confundir meras opiniões ou pareceres com estudos

43. Confundir meras prevenções com objecções de fundo

44. Alegar que um amigo (ou vizinho, ou familiar) engenheiro descobriu uma fragilidade insanável no projecto

45. Exigir a revogação da legislação ambiental

46. Exigir a promulgação de nova legislação ambiental mais restritiva

47. Provar que o dinheiro dos fundos comunitários não faz falta para financiar o projecto

48. Fazer notar que a indisponibilidade de fundos comunitários é mais uma razão para desistir do projecto

49. Fazer muitas perguntas ao mesmo tempo

50. Proclamar a descoberta, por simples inspecção do mapa das estradas, de uma nova localização alternativa às dezassete já estudadas

51. Silenciar o facto de os estudos terem sido iniciados há 40 anos e a primeira decisão a favor da Ota ter sido tomada há 34

52. Pedir tempo para repensar a decisão à luz de novas circunstâncias que poderão um dia vir a ocorrer

53. Pedir a convocação de um referendo

54. Questionar se o país precisará mesmo de aeroportos

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