30.11.09

A ignorância das multidões

.
Descobri recentemente numa aula de Mestrado, ao discutir-se o mercado nacional de telecomunicações móveis, que ninguém na turma fazia ideia de quantos habitantes tem Portugal.

Perante a minha surpresa, e como eu insistisse no assunto, uma aluna lá arriscou que deveremos ser uns 5 milhões. ao que outro retorquiu que apostaria mais em 15.

Um amigo consolou-me, fazendo-me notar que em média eles acertaram. É a isso que James Surowiecki chama, recordou ele, a sabedoria das multidões.

Não sei se me console com essa variante da sabedoria que descura o desvio padrão para só curar da média.

Que diabo, 10 milhões até é um número redondinho, fácil de recordar. Estas coisas mergulham-me numa angústia profunda.
.

4 comentários:

jj.amarante disse...

Se com a iliteracia a situação é muito fraca é quase natural que com a inumeracia seja um desastre.

Anónimo disse...

"Antigamente", chamava-se cultura geral a esse conjunto de conhecimentos aparentemente inúteis.

Para a tal aluna, o nosso desemprego deve situar-se nos 16% e para o segundo, deve andar pelos 6%. E não se lhes pergunte pelo PIB per capita ...

Anónimo "do 1º ao 7º"

José Viegas disse...

a minha alma está parva.
como é possível?
alunos de mestrado, com mais de 20 anos?

negrao disse...

a tal sabedoria da multidão não é realmente muito confiável, e acho bem suave o exemplo de não sabermos qquantos habitantes tem portugal, pois li que a maioria dos estudantes estadunidenses acha que buenos aires é a capital brasileira, e que inclusive os estuantes brasileiros num desses testes de enem afirmou que a austrália ficava na africa. Isso é pouco, acredito, se pensarmos que a maioria das pessoas também desconheçe as verdades mais fundamentais da física, da filosofia, da psicologia, que justamente determinam a realidade em que vivemos, tornando possíveis as nossas vidas e sociedades. Assim como desconheçem os maiores compositores e poetas, e mostram-se incapazes de viver em paz e harmonia com seus semelhantes. Se perguntar para os teus estudantes o numero de habitantes do Estado de Rondônia, os mesmos estdantes que não responderão também não saberão dizer o que liberdade, ou amor, ou democracia.
Parabéns por tentar acordar seus alunos, e por mais adormecidos que estejamos todos, desanimar não é a solução. :)