24.5.05

Um portista

Nascido no Porto, mas exilado em Lisboa desde que completei duas semanas de idade, eu poderia de facto ter escolhido qualquer clube.

Mas ser o único portista em toda parte onde me encontrava era de um chique irresistível.

Essa experiência educou-me nas delícias da diferença e habituou-me a gostar de estar em minoria.

Aquilo que agrada tanto a muitos benfiquistas - o facto de serem muitos, o argumento do número, a dissolução numa massa anónima de milhões - é precisamente o que me afasta dessa como de outras uniões nacionais.

Ganhar ou perder não era determinante para mim. Mas eis que, algo inesperadamente, o Porto iniciou há um quarto de século a sua caminhada irresistível para a hegemonia no futebol nacional.

Foi um bónus extra para o qual não me encontrava preparado. Mas foi outra razão para reforçar a minha dedicação ao clube, na medida em que os seus triunfos provavam que, com inteligência e esforço, David pode vencer Golias.

Os anos passaram, e o Porto começou a ganhar demais. A presente época, com o infindável cortejo de decisões erradas, o negocismo infrene e, sobretudo, a falta de respeito pelos jogadores e pelos treinadores, mostrou que, infelizmente, o Porto está a aprender com o Benfica.

É claro que eu ficaria mais contente se o Porto tivesse ganho o campeonato - o que, no campo estritamente desportivo, até talvez fosse justo - mas tenho que reconhecer que, se isso tivesse sucedido, o vício teria sido premiado e a virtude e a competência escarnecidos.

3 comentários:

José Fernandes dos Santos disse...

Como eu o compreendo. Estive desde os 2 até aos 11 anos no Porto, fui feito sócio pelo meu pai que era um ferrenho Portista (embora sejamos de Lagos) e cheguei a ir ao estádio da Constituição praticar futebol nos infantis/juvenis. Estar em minoria parece uma sina, pelo menos enquanto o discurso do FCP for de cariz regionalista. Penso que deviamos atenuar esse faceta, em favor de um discurso mais nacional, embora possa ter alguns custos associados.
Cumptos,

José Fernandes dos Santos disse...

Já agora o link para o meu blogue (recente experiencia na blogosfera): http://fotografiaexadres.blogspot.com/

Orlando disse...

Pois é, mas se excluirmos a saida do euromilhões ao Pinto da Costa com a contratação de Mourinho, o Porto já vai no tetra. Conseguirá repetir o penta?

PS: Acho que o grande problema do Porto foi o bi-tri. Se eles tivessem aprendido a dizer hexa quem sabe quem dominaria hoje o futebol português?