28.1.08

O que o Yustrich fez ao Hernâni

Tem alguma razão Pacheco Pereira: o êxito nos blogues assenta em parte na capacidade de emitir patacoadas. Este post, que trouxe hoje até cá uma revoada de benfiquistas ressentidos e portistas assarapantados, não é bem uma patacoada, mas anda lá perto.

Convém deixar claro que, mesmo sem jogar nada, o Sporting mereceu ganhar. O futebol tem mais moral que as fábulas de La Fontaine, razão por que seduz tantas almas perdidas. Essa história das vitórias morais e das derrotas azaradas é, no essencial, apenas uma ilusão para acarinhar o ego de quem nem merece beijar a relva que pisa. Cada bola que bate na trave e se recusa a entrar é uma mensagem do mundo ultra-sensível que significa: "Ora vai lá fazer penitência e depois volta a tentar."

O FC Porto perdeu no domingo com toda a justiça, porque os seus jogadores resolveram vir brincar para Alvalade, e só a uns dez minutos do final se deram conta de que aquilo afinal não eram favas contadas.

O que se passou serve aliás na perfeição para ilustrar o tipo de problemas com que o Jesualdo hoje se confronta. A equipa acha, com alguma razão, que esta Liga não está à sua altura e que os jogos que nela é forçada a disputar não passam de uma perda de tempo e de energias na perspectiva da única prova que lhe interessa - a Liga dos Campeões - tanto pelo gozo que lhe dá como pela valorização desportiva que proporciona aos jogadores que a compõem tendo em vista a ambicionada promoção a uma equipa estrangeira mais rica.

Acresce que o FC Porto tem hoje nas suas fileiras dois grandes talentos enjoados e mal-criados chamados Bosingwa e Quaresma que desafiam quotidianamente a autoridade do treinador e minam o ambiente na equipa, pois o que os motiva é exibirem-se perante os olheiros e serem seleccionados para o Europeu. Noutros tempos, haveria alguém no balneário para metê-los na ordem (eventualmente fazendo o que o Yustrich fez ao Hernâni), mas hoje não há.

A única solução ao alcance do Jesualdo consiste em fazer-lhes ver que só clubes tontos estarão dispostos a investir milhões em prima-donnas indisponíveis para se dedicarem de alma e coração às suas equipas, e que, depois da triste experiência dos Galácticos madrilistas, há cada vez menos tontos desses por aí.

A jogar como ontem o fez em Alvalade, o FC Porto arrisca-se a fazer figura de urso já na próximo mês frente ao Schalke 04, e se não for nessa eliminatória será na seguinte. Julgam que isso é outra coisa? Desiludam-se, com desempenhos como o de ontem, uma equipa desune-se e desaprende de vencer.

Com a atitude que tem hoje, auguro ao Quaresma uma bela carreira como suplente no Real Madrid, depois no Atlético de Madrid, e depois no Bolton, para em fim de carreira recuperar finalmente a titularidade ao serviço do Sporting.

Sem comentários: