24.2.04

O handicap dos homens baixos

A possibilidade de Vitorino vir a ser Presidente da Comissão Europeia deve ser avaliada à luz daquela notável descoberta de certos investigadores segundo a qual existe uma correlação positiva entre a altura de um sujeito e o rendimento que consegue auferir.

À partida, pode-se dizer que tantos os deuses como a cìência conspiram contra a possibilidade de o nosso homem em Bruxelas vir a alcançar o cargo máximo na hierarquia da União Europeia.

No entanto, também podemos olhar para a questão duma outra perspectiva mais optimista. Se um homem baixo -- mais exactamente, um homem baixíssimo -- consegue atingir, contra todas as probabilidades, cargos de altíssima responsabilidade, é razoável presumir-se que se tratará de alguém de facto excepcional, capaz até de superar barreiras absolutas para outros menos capazes.

Por conseguinte, uma vez superado um certo patamar de ascensão social, um sujeito que não tem na estatura o seu ponto forte pode começar a beneficiar de um preconceito positivo, vendo assim multiplicadas as suas ulteriores chances de sucesso na carreia.

Assim se confirma mais uma vez que, nas ciências humanas, quando uma conjectura se revela verdadeira, é bem possível que a inversa também o seja, pelo menos em circunstâncias bem determinadas.

Sem comentários: