10.9.07

Livros que releio continuamente

Estes são livros que releio continuamente, muitos deles há décadas. Em alguns casos não sei bem porquê, mas tenho esperança que haja alguma razão. O que eu sei é que, por exemplo, se abro A Cartuxa da Parma em qualquer página ao acaso, quando dou por mim já terei lido umas boas dezenas delas. O início do romance tem um ritmo irresistível, como uma espécie de cavalgada triunfante que, no final, me deixa exausto e feliz. Deve ser feitiço, creio eu.

Xenofonte: Anabase.

Heródoto: Histórias.

Diderot: O Sobrinho de Rameau.

Stendhal: A Cartuxa de Parma.

Robert Louis Stevenson: A Ilha do Tesouro.

Eça de Queiroz: Os Maias.

Joseph Conrad: Coração das Trevas.

Marcel Proust: Em Busca do Tempo Perdido.

Jorge Luis Borges: Ficções.

Bulgakov: O Mestre e Margarida.

Sem comentários: