16.9.07

Por quê comemorar?

Vasco Pulido Valente perguntava há dias como é que, sabendo-se o que posteriormente veio a acontecer, ainda há quem comemore hoje a Revolução de Outubro.

Dei comigo a pensar se ele aprovará a comemoração do 5 de Outubro. Não creio... E o 1º de Dezembro? Fará sentido festejar um dos maiores equívocos da nossa história?

Passando a outro assunto: por que haveremos de comemorar o Natal, se o nascimento de Jesus foi o ponto de partida para 2 mil anos de conflitos sangrentos, entre os quais há que incluir as perseguições a múltiplas seitas heréticas, as Cruzadas, a Inquisição, as guerras religiosas dos séculos XVI e XVII, as conversões de continentes inteiros a ferro e fogo e sabe-se lá que mais?

E eu gostaria ainda de questionar que sentido faz assinalar o dia do nosso aniversário, se a vida é uma história que acaba sempre mal.

O homem progride de esperança em esperança, não de triunfo em triunfo. Só assim se percebe que, para desespero dos deuses perversos que nos criaram, a humanidade tenha conseguido sobreviver 1 milhão de anos.

Sem comentários: