19.2.08

Coisas que convém saber

Pergunta: Como se explica que a taxa de desemprego tenha aumentado em Portugal quando foram criados 95 mil novos postos de trabalho nos últimos três anos?

Resposta: A população activa aumentou mais rapidamente do que a criação líquida de postos de trabalho.

P: E por que aumentou tanto a população activa?

R: Por um lado, porque há mais gente à procura de trabalho. Isso pode ser uma consequência da própria crise económica: quando o marido perde o emprego, é natural que a mulher e os filhos procurem também eles uma ocupação. Mas a principal razão parece ter sido o afluxo de imigrantes. Aparentemente, quase todos os novos postos de trabalho estarão a ser ocupados por imigrantes.

P: Por que é que os portugueses não aproveitam essas oportunidades de emprego?

R: É difícil saber ao certo, mas dir-se-ia que esses novos empregos não correspondem às suas expectativas, seja em termos de status seja em termos de remunerações.

P: Trata-se, então, de desemprego voluntário?

R: Alguns economistas usam essa expressão para qualificar esta situação. A sua conotação pejorativa é óbvia, pois parece sugerir que as pessoas estão desempregadas porque não querem trabalhar. Não aceitar uma ocupação abaixo dos padrões que fixou para si próprio é um direito que assiste a qualquer pessoa. Mas também é verdade que a sociedade não tem nenhuma obrigação de subvencionar o ócio.

P: Como vai resolver-se esse problema?

R: O mais natural é que, à medida que progrida a retoma económica, suceda uma de duas coisas: ou essas pessoas encontram finalmente o emprego que ambicionam; ou reduzem as suas expectativas e aceitam oportunidades que hoje recusam.

P: Pode concluir-se que os imigrantes estão a roubar empregos aos portugueses?

R: Não, desde que se trate de imigrantes legalizados, que descontam para a segurança social, pagam impostos e beneficiam da mesma protecção legal que todos os restantes trabalhadores. O que parece acontecer, repito, é que, em Portugal como na generalidade dos países que atingem um certo nível de desenvolvimento, as pessoas não querem fazer certos trabalhos que consideram inferiores ou mesmo degradantes. Em toda a parte do mundo a solução tem passado pela contratação de imigrantes.

P: Para concluir: o que é mais importante destacar, o aumento da taxa de emprego ou o aumento da taxa de desemprego?

R: Ambos os indicadores são importantes, porque ambos encerram informação relevante. Mas a taxa de emprego, para além de ser mais objectiva, é talvez um indicador de bem-estar e potencial produtivo mais significativo, visto que mede a proporção da população total que se encontra empregada.

Sem comentários: