27.2.08

Há festa na aldeia



A D. Quixote acaba de editar quase em simultâneo dois dos melhores livros de economia dos últimos anos: "Por que Funciona a Globalização", de Martin Wolf; e "A Empresa Moderna", de John Roberts.

Do primeiro já aqui falei há um ano e meio. As suas qualidades permanecem indiscutíveis, mas vale a pena destacar que a presente crise financeira internacional conduziu o autor a alguns ajustamentos na sua forma de pensar, particularmente no que respeita à necessidade de dispormos de instrumentos de regulação financeira mais eficazes à escala mundial.

"A Empresa Moderna", de John Roberts, foi classificado em 2006 pelo Economist como o Melhor Livro de Gestão do ano, o que pode criar alguma confusão, visto que não se trata de facto de uma obra de gestão, mas de uma análise económica da gestão de empresas, o que é um pedaço diferente.

A maior parte da teoria económica existente é irrelevante para as ciências empresariais, uma circunstância infeliz que empobrece as duas disciplinas e confunde os leigos. Felizmente, esse hiato tem vindo a ser preenchido nas últimas décadas por investigadores mais interessados na realidade empírica do que na validação de teorias brilhantes mas de escasso poder tanto explicativo como prático.

Roberts fez-nos a todos o favor de condensar neste volume as principais descobertas do ramo da economia em que se especializou, especialmente relevantes para quem, por exemplo, quer entender como os incentivos ao desempenho afectam os comportamentos e os resultados obtidos por empresas e outras instituições. Tive já a oportunidade de citar aqui o livro de John Roberts a propósito do modo como a opção por incentivos errados para motivar as escolas e os professores pode provocar resultados diametralmente opostos aos pretendidos.

Um editor mais interventivo poderia ter melhorado a legibilidade do livro; mesmo assim, tal como está, não hesito em recomendá-lo.

Sem comentários: