1.12.09

O fado da classe média

.
Eu quero que toda a gente se sinta feliz, incluindo o Amorim, o Berardo e, por maioria de razões, a tão lamentada classe média.

Todavia, não perco o sono por causa das aflições dela.

Em primeiro lugar, a classe média é uma daquelas noites imaginárias em que todos os gatos são pardos. Abrange uma multidão de famílias de funcionários cujo vencimento líquido mensal decerto não chega aos 2 mil euros, mas também casais de gestores que ganham à vontade 5 vezes mais.

Uma boa parte dessa classe exige muito do país e dá-lhe pouco em troca. Recupera sob a forma de benefícios variados praticamente cada euro que paga ao Estado. Caso tenha sofrido alguma coisa com a presente crise - o que nem sequer é certo -, o mal não terá sido grande.

A nossa classe média deveria, a meu ver, sonhar menos com o BMW, as férias no Brasil e a casa no Algarve, e mais em ler jornais, adquirir alguma cultura e contribuir para tornar o país mais produtivo.

Quem nos deve preocupar são os miúdos que vão para a escola com fome, os velhos que não têm dinheiro para os medicamentos e os casais que perderam o emprego quando fechou a fábrica de sapatos onde ambos trabalhavam - ou seja, os pobres, não a "classe média".

Acho de muito mau gosto que um governo socialista, adoptando a linguagem do PSD, não encontre maior preocupação do que as supostas agruras da classe média. Se os problemas do país se resumissem aos desse estrato social, um programa liberal seria o mais apropriado para resolvê-los.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Isto é, que se lixe quem paga impostos.

João Pinto e Castro disse...

Ora aqui está alguém que me compreende.
Pagar os seus impostos deve ser motivo de orgulho para qualquer cidadão responsável.
Os que se queixam mais são usualmente os que fogem a cumprir a parte que lhes cabe.

Filipe Tourais disse...

Meu caro João, mas quem paga impostos é a classe média e, por sua vez, sem impostos não há Estado social.

Carlos Albuquerque disse...

No essencial estou de acordo, se supusermos que a classe média começa cerca dos dois mil euros mensais. Mas não será que daqui para baixo até à pobreza existem muitos portugueses que têm sido cada vez mais sobrecarregados?

Anónimo disse...

Mas afinal, quem é a classe média?
Eu sou formador em França, ganho 1435 euros por mês...! Serei da classe média ou baixa?

Acho que os impostos sao o cimento para uma justiça social, mas quando os ricos nao participam, podiam emigrar para algum paraiso fiscal onde mora o seu dinheiro...

Ha também que reflectir sobre a reveindicaçao de alguns milionarios na Alemanha que querem pagar mais impostos, porque acham que pagam pouco, isto é para participar num desenvolvimento sustentavél...