19.11.07

Dizes-lhe tu ou digo-lhe eu?

Pelo que li, o encontro entre o Papa e os bispos portugueses deve ter sido uma conversa de surdos.

Ratzinger, que só conhece o mundo dos livros - ainda por cima santos - não suspeita que o catolicismo popular português é, para todos os efeitos, uma religião diferente daquela em que ele foi educado na sua Alemanha natal.

Com as suas promessas, benzeduras, relíquias, esconjuros, penitências, ex-votos, terços e procissões, a religião tradicional portuguesa deve ser a coisa mais parecida com o paganismo da Antiguidade Clássica que ainda se pode encontrar na Europa.

Acontece que, com o tsunami social que o país sofreu nos últimos anos, as condições sociais que davam sustentação a essas crenças despareceram de uma vez por todas. Tinha afinal razão Afonso Costa: o catolicismo que ele conheceu desapareceu para todos os efeitos práticos antes de terminado o século vinte.

A presença da Igreja portuguesa entre o povo reduz-se hoje aos terços pendurados nos retrovisores que constituem a verdadeira previdência rodoviária, às cerimónias de benção das pastas dos universitários finalistas e às faustosas festas de casamento e baptizados que sinalizam a ascensão social dos promotores.

Da vivência popular desapareceu qualquer traço de religiosidade genuína, para sobrar apenas a superstição.

De resto, a única coisa que parece mobilizar a Igreja é a moral sexual - um tema que, precisamente, pouco entusiasma os homens e as mulheres de hoje.

Alguém terá coragem para explicar isto a Bento XVI?

Sem comentários: