1.11.07

Imprensa com falta de memória

Desta vez estou de acordo com José Manuel Fernandes. Escreve ele hoje, criticando a carência de pensamento estratégico sobre o impacto que as grandes infra-estruturas públicas têm sobre o território, "não apenas no curto prazo, mas no médio e longo prazo":
"Assim se chegou, por exemplo, à decisão de construir uma ponte entre Moscavide e Alcochete e de colocar o comboio na Ponte 25 de Abril, quando na época teria sido muito mais racional ter construído uma ponte rodo-ferroviária entre Chelas e o Barreiro e dirigido para a Ponte 25 de Abril o metro ligeiro."
Certíssimo. Mas talvez seja útil recordar que o autor da solução criticada foi o ilustre Professor José Manuel Viegas, à data assessor do Ministro Ferreira do Amaral e hoje co-autor do plano do aeroporto de Alcochete não se sabe ao certo por conta de quem.

O Professor Viegas - que, nos últimos vinte anos, já propôs a construção do novo aeroporto numa ampla variedade de localizações, cobrindo uma vasta área que vai de Pombal a Setúbal - presume que ninguém se lembra do que ele veementemente sustentou há poucos anos atrás.

E - considerando a falta de profissionalismo e de memória dos nossos media - pelos vistos presume bem.

Sem comentários: