24.6.10

Notícias da guerra das portagens

.
Tanto quanto percebo, é este o estado das coisas:

1. Aparentemente, o PM improvisa a estratégia das SCUTS em cima do joelho durante as suas viagens pelo país, presume-se que consultando a opinião do seu chófer. Depois, liga para o grupo parlamentar e diz-lhe como é.

2. O PSD é favor da generalização do pagamento das SCUTS pelos utilizadores a todo o país, com a condição de que, na prática, ninguém pague.

3. Não está em causa instalar nos carros um "chip" (ou seja, um micro-processador), mas um simples identificador (ou seja, uma matrícula electrónica). Todavia, alguns jornais de hoje anunciam que o PSD vai obrigar o governo a recuar na questão dos "chips" (ou seja, numa questão que nunca existiu senão na propaganda da oposição).

4. O PSD está a trabalhar na concepção de uma solução que assegure custos superiores às receitas geradas pelas portagens.

5. O pessoal do Norte ainda não percebeu que os seus dirigentes regionais se calarão quando lhes forem garantidas "medidas compensatórias", que consistirão, seguramente, em mais subsídios para indústrias falidas. Daqui a uns anos ficaremos a saber em que consistiram e quanto custaram.

6. É uma pena ninguém ter a bondade de nos esclarecer sobre os indiscutíveis méritos e a sustentação teórica da doutrina do utilizador-pagador.

Até amanhã.
.

5 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Se um chip no automóvel é só uma matrícula electrónica, será que um chip inserido no corpo de um cidadão é apenas um cartão de cidadão electrónico?

João Pinto e Castro disse...

Vou repetir muito devagarinho: o identificador não é um "chip". Já agora: sabe o que é um "chip", ou usa a palavra só porque gostam do som?

J M Esteves disse...

JPC: Vou repetir mais devagar:
conhece o significado de "identificador"
ou usa a palavra porque espera
que não percebam que é do DEM que se fala? http://is.gd/d1V8r
Ou, se como António Nogueira Leite me disse,
http://twitter.com/anleite/status/16853798550
é um "mero identificador" (great minds speak alike), devo
concluir por exclusão da parte chip que
estamos a falar de um "Peixe acantopterígio, de corpo quase oval e carne deliciosa"?

J M Esteves disse...

Mais devagarinho ainda, para limar o alfinete do processador
http://en.wikipedia.org/wiki/Integrated_circuit

Carlos Albuquerque disse...

Creio que vale a pena ler algo sobre a tecnologia que provavelmente seria usada:
http://en.wikipedia.org/wiki/Radio-frequency_identification