2.7.09

Em busca de um rumo

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O artigo do Rui Tavares no Público de ontem é uma excelente demonstração de como um país deve ser pensado estrategicamente antes de poder concluir-se se ele precisa de aeroportos ou TGVs:

"Seguindo esta lógica [da estruturação de redes de cidades], nós deveríamos “amarrar” o corredor Lisboa-Porto-Corunha, de que a componente portuguesa já conta mais de dois terços, aproximando-lhe a componente galega. E deveríamos ligar este corredor à Grande Ilha de Madrid no interior da península. Este “arquipélago de arquipélagos” seria mais interessante dentro da Europa e no Mundo."
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4 comentários:

jj.amarante disse...

Donde vem esta imagem e qual o significado das cores? Andei à procura de imagems de DMSP satellite mas havia muitas...

João Pinto e Castro disse...

Este mapa representa a intensidade da iluminação nocturna na Europa. As zonas mais iluminadas estão representadas a vermelho intenso.

São visíveis as maiores concentrações urbanas, coincidentes grosso modo com as regiões com maior produto per capita.

Pode-se aprender muita coisa analisando-o em detalhe.

Anónimo disse...

Exactamente.
Pensar o País estrategicamente, saber o que nos interessa ser, e a partir daí, dizer e fazer o que queremos.
Ao ver o mapa, pensei que poderá ser capaz de ficar mais barato deslocar uma carga por mar entre lisboa ou Leixões e o norte da França do que por TGV, quanto a rapidez não sei.

Mas com líderes a tratar com tamanha leviandade a questão do sítio para o aeroporto da Ota (afinal tão prontamente em Alcochete), por favor, não me digam, que estes são os indicados para pensar estrategicament o país.

A gente já sabe que a maneira de premiar amigos é pedir-lhes pareceres e parece que da esquerda até à direita todos conhecem e praticam o esqueminha.
Cumprimentos
Joaquim Silveira dos Santos

Lowlander disse...

"Ao ver o mapa, pensei que poderá ser capaz de ficar mais barato deslocar uma carga por mar entre lisboa ou Leixões e o norte da França do que por TGV, quanto a rapidez não sei."

E capaz de ser ainda mais barato, se calhar, transportar a carga as costas numa mochila a pe de Lisboa ate ao norte de Franca... nao sei se sera mais rapido... ou util ou sequer relevante mencionar isto no contexto de um mapa que mostra uma variavel proxy para os aglomerados POPULACIONAIS na Europa