5.6.08

Wishful thinking

Prevejo que, nas primeiras sondagens que se realizarem depois da eleição de Manuela Ferreira Leite, o PSD vai subir qualquer coisita nas intenções de voto, pela mera razão de que quando se põe na montra um produto novo, as suas vendas aumentam - ao menos durante algum tempo.

Quando isso acontecer, não faltarão comentaristas a prognosticar a vitória do PSD nas próximas legislativas. Já ouvimos essa cantilena várias vezes nos últimos anos, sempre que algum acontecimento parece enfraquecer o governo de José Sócrates; mas, não tarda, as pitonisas são forçadas a voltar a enfiar a viola no saco.

O Expresso deste fim de semana afinará, ao que parece, por esse diapasão, com base em argumentos que, bem analisados, me parecem muito ténues.

Vendo as coisas objectivamente, a oposição está tristemente condenada a colocar todas as suas esperanças na degradação da situação económica internacional e, por consequência, também do país.

Se Portugal entrar em recessão, se o desemprego aumentar, se a inflação comer os salários reais - se essas e outras desgraças desabarem sobre o país, talvez o PSD tenha alguma hipótese de obter um resultado honroso. Que tristeza.

Sem comentários: