28.9.06

Os contentinhos



Aqui há uns anos, no final de um Portugal-Holanda disputado em Paris que acabou empatado, declaravam-se os jogadores portugueses muito contentinhos porque "tinham feito um bom resultado contra uma grande equipa".

Eis senão quando vem de lá o Sérgio Conceição com umas trombas deste tamanho, e, à pergunta sobre o que o incomodava, responde: "Estou chateado por não termos ganho".

Eu sei bem que o Jesualdo Ferreira é o menos responsável pelo despautério que é a actual equipa do FCPorto. Mas, se ele se declara feliz por ter jogado com "muita segurança" em casa contra o CSK e por ter deixado "boa imagem" em Londres contra o Arsenal, os adeptos têm o direito de se interrogarem se a equipa conseguirá marcar um só golo que seja na sua participação deste ano na Liga dos Campeões.

Valha a verdade, tendo em conta o abismo que hoje separa o Arsenal do FCPorto, perder só por duas bolas de diferença foi de facto um resultado lisonjeiro. Mas acontece que Jesualdo não é um comentador desportivo - é o treinador. Ele não pode transmitir aos seus jogadores a ideia de que é normal um desempenho tão sorumbático que nem sequer se deram ao trabalho de fazer faltas sobre os seus adversários.

Manifestamente, este FCPorto não se chateia por não ter ganho. Pelo contrário, fica contentinho se perder por poucos.

Sem comentários: