Convém tem sempre presente que os blogues são lidos por muito pouca gente. Uns milhares de visitas por dia pode já considerar-se um bom resultado.
Mas esses milhares de visitantes, um grupo reduzido mas muito interessado em ideias, falam por sua vez com outras pessoas, e resulta daí um poder multiplicador que não pode ser ignorado.
Durante períodos eleitorais, acredito que muitas pessoas vêm à internet à procura de argumentos que depois utilizarão no seu círculo de amigos e conhecidos. Os bons argumentos são retomados e disseminados; os maus fracassam e são descartados.
Emerge, assim, um processo rapidíssimo de geração e selecção de ideias, cujo efeito consiste em assegurar que só os conceitos mais fortes sobrevivem.
A intensa discussão através dos emails e dos blogues acelera este processo de afinação de argumentos, garantindo a pronta convergência de linhas de raciocínio à partida muito díspares. Mesmo na ausência de uma direcção centralizada, a auto-organização facilita o estabelecimento de consensos em resultado da interacção frequente entre participantes inteiramente autónomos.
Creio que isto também ajuda a explicar a disciplina estratégica que desta vez se fez sentir no campo do Sim.
12.2.07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário