15.7.04

Para mudar de assunto



Klee: Sindbad o Marinheiro.

Este é o primeiro quadro de Klee que me lembro de ter visto. À primeira, parece uma ilustração para um livro infantil ou uma imagem de desenho animado, e provavelmente é mesmo isso.

A cena tem um ar cómico, embora duas grandes gotas de sangue jorrem do monstro que a comprida lança de Sindbad perfura e o marinheiro enfrente claramente um grande perigo. O mar é, em torno do herói, inocentemente azul claro e amarelo, porém a escuridão que o cerca ameaça avançar dos limites da tela para o centro e engolir tudo.

Tanto a figura humana como os monstros marinhos foram depurados até ao limite. Há aqui a alegria incontida da aventura, mas tudo está impregnado da metódica seriedade de que só uma criança é capaz.

O quadro é atravessado em todas as direcções por ritmos de linhas e cores. O fundo é composto por uma trama de quadriláteros ligeiramente inclinados cujo colorido se vai progressivamente transformando, iluminando certas áreas e obscurecendo outras, num claro-escuro cuja riqueza só tem par nas telas dos grandes mestres venezianos. Essa trama é preocupantemente desequilibrada pela sugestão de uma onda que avança sobre a embarcação de Sindbad.

Os personagens são inteiramente abstractos na sua concepção, mero pretexto para a descoberta do que está por detrás deles. Sindbad combate sem esforço físico. É a imagem da tranquilidade: tem um trabalho a fazer e limita-se a fazê-lo bem feito. Os monstros não parecem excessivamente compenetrados do seu papel. São actores sofríveis que aguardam calmamente o momento de serem mortos. Apesar de monstros, são de facto lindíssimos. Estariam bem em exposição num aquário.

Há décadas que olho para esta paráfrase da infância e o meu fascínio por ela ainda não terminou.



Sem comentários: