17.12.07

Modalidades de carneirada

Num passado bem distante, quando se discutia se Mourinho seria ou não o próximo treinador da selecção inglesa (ou seja, há uma semana atrás, mais precisamente no dia 5 de Dezembro), Simon Kuiper afirmou no Financial Times que o problema do futebol do seu país é ser essencialmente estúpido. E explicou-se:
The English game follows an old-fashioned military model: managers command, players obey. Mr. Eriksson discovered this in his pre-match chats with individual players. After outlining the opposition's tactics in the player's zone of the field, he would ask: "What would you do?" Often players would reply: "I don't know. You're the boss, Boss."
Dir-se-á que isto não é nenhuma novidade para nós, visto que manifestamente a mesma mentalidade prevalece no futebol português, onde, por muito evidente que seja uma falha de posicionamento dos jogadores no campo, eles só se deslocam se o treinador, ou, quando muito, o capitão, mandar.

O problema é que Simon fala-nos da Inglaterra, um país onde supostamente as pessoas desfrutam de largas liberdades e são, por isso mesmo, estimuladas a pensar com a sua própria cabeça.

É claro que essas liberdades existem, mas é também claro que os ingleses, em vez de agirem com autonomia, preferem seguir o sentimento da manada. Basta ver como eles adoram viver em bairros, às vezes gigantescos, compostos de habitações que repetem até ao infinito o mesmo modelo. E isto passa-se não só nos subúrbios habitados pelas classes trabalhadoras, como também nas zonas abastadas de Londres - ou até numa estância de veraneio da nobreza do século XVIII como Bath.

É muito mais fácil conceder total liberdade a um povo quando se sabe de antemão que ele é demasiado medroso para usá-la.

Sem comentários: