O BdE - Blogue de Esquerda (II) chamou ontem a atenção para uma bizarra opinião expressa pelo economista francês Henri Lepage acerca dos pretensos malefícios resultantes da utilização de cintos de segurança e outros dispositivos de segurança.
Gostaria de chamar a atenção para o facto de que a opinião expressa pelo Henri Lepage (em si mesmo um personagem menor) não é um caso isolado. No influente manual Principles of Economics do Greg Mankiw (actualmente chief economist da Administração Bush), lê-se na página 7:
"Now consider how a seat belt law alters the cost-benefit calculation of a rational driver. Seat belts make accidents less costly for a driver because they reduce the probability of injury or death. Thus a seat belt law reduces the benefits to slow and careful driving. People respond to seat belts as they would to an improvement in road conditions--by faster and less careful driving.... Drivers who wear their seat belts are more likely to survive any given accident, but they are more likely to find themselves in an accident. The net effect is ambiguous.... [E]conomist Sam Peltzman showed that... [seat belt] laws produce... fewer deaths per accident and more accidents... little change in the number of driver deaths..."
Agora o que é preciso sublinhar é que a confirmação empírica desta conclusão tentada pelo aludido Sam Peltzman está cheia de problemas.
Veja-se a este propósito o post de 23 de Outubro de 2003 do site/ blog do economista Brad de Long (ver link aqui ao lado), o qual sugere que, se estes tipos acreditassem mesmo no que dizem, não deviam apenas pedir a eliminação dos cintos de segurança e dos air-bags, mas também forçar a inclusão obrigatória como equipamento standard em todos os veículos de uma faca ponteaguda cravada no volante e virada para o condutor como instrumento dissuassor do excesso de velocidade.
E deveriam começar por dar o exemplo com os seus próprios carros.
13.1.04
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