13.1.04

É tempo de acabar com o passa-culpas

Estimulante e bem argumentado artigo de José Cutileiro no Público de hoje. Uma das suas ideias centrais, a meu ver inquestionável, é a falta de fundamento das lamúrias segundo as quais «está tudo cada vez pior». Bem pelo contrário, Portugal tem melhorado muito, embora ainda precise de melhorar muito mais.

O problema é que, ao refutar a falácia segundo a qual o povo é bom e o governo é mau, Cutileiro acaba por sustentar o erro inverso: o governo é tão bom quanto possível, o povo é que não é grande peça.

Vai daí, afirma: «Vivemos na democracia e no mercado que o dr. Soares e o prof. Cavaco, respectivamente, nos deixaram». Ora, sem negar o papel desse e doutros governantes, eu julgo que tanto a democracia como o mercado são no essencial obra deste povo que Cutileiro parece acreditar que não merece os excelsos governos que têm.

Acontece, além do mais, que é ao povo que compete eleger o governo, e não o contrário.

P.S. -- Lateralmente: também Cutileiro parece acreditar que a Grécia voltou a ultrapassar-nos em nível de desenvolvimento. Essa afirmação é, por enquanto, falsa. Medido em paridades de poder de compra, que é como se deve fazer, o PIB per capita português permanece largamente superior ao grego.

Sem comentários: