24.7.05

«The thousand million that have never spoken yet»



Free World, de Timothy Garton Ash, um especialista de história contemporânea, propõe-nos uma visão ampla, crítica e lúcida do mundo em que hoje vivemos.

Ash propõe duas teses principais. A primeira, sustenta que, apesar dos perigos que enfrentamos, temos hoje pela frente uma oportunidade singular para expandirmos a liberdade, a democracia e o bem-estar em todo o planeta. A segunda, afirma que, para isso ser possível, é indispensável uma aliança entre a América e a Europa.

Ash, um incorrigível optimista, acredita que uma combinação justa de realismo e idealismo permitir-nos-á superar as presentes dificuldades e construir um mundo melhor.

Pessoalmente, considero que a América exerce um efeito positivo sobre a Europa e vice-versa. Por esse motivo, vejo com apreensão a tendência para seguirem caminhos opostos, algo que só pode contribuir para enfraquecer aquilo a que Ash chama o mundo livre.

O problema é que, nas últimas eleições presidenciais americanas, pode ter sido dado um passo irreversível no sentido do aprofundamento das divergências entre os dois pilares da aliança atlântica.

Resta-nos não apenas esperar, mas trabalhar para que Garton Ash tenha razão.

(Existe um website onde os leitores podem debater entre si os principais temas do livro: freeworldweb.net)

Sem comentários: