O jornalista desportivo britânico Will Brooks teve a ideia de criar o primeiro clube de futebol genuinamente democrático.
Quem desejar ser sócio só terá que dirigir-se ao site My Footbal Club, registar-se e comprometer-se a pagar no futuro uma jóia de 35 libras.
O objectivo declarado é conseguir 50 mil aderentes. Na última visita que fiz ao site já contava 40.279, número a que corresponde um capital social de 1.375.000 ou 2.062.500 €.
Uma vez reunida a soma pretendida, seguir-se-á a compra de um clube à escolha dos sócios. O Leeds segue neste momento à frente das preferências, talvez por combinar um emblema prestigioso com uma situação financeira desastrosa.
As compras e vendas de jogadores serão decididas democraticamente por votação. O mesmo método plebiscitário será usado para contratar e despedir treinadores, bem como para definir a equipa jogo a jogo.
A promessa de My Football Club diz tudo: Just like a football management game – but for real. Que é como quem diz: os jogos de video começaram por imitar o futebol, é agora altura de o futebol imitar os jogos de video.
Não tenho dúvidas que, caso o projecto se concretize, toda a gente vai divertir-se loucamente por apenas 35 libras.
Mas será futebol? Isso já é pedir muito.
28.6.07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário